Reciclagem


Reciclagem

A reciclagem é um processo utilizado para o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto. Os principais materiais inorgânicos que podem ser reciclados são o papel, o vidro, o alumínio e as pilhas. A reciclagem da matéria orgânica é denominada compostagem.
As maiores vantagens da reciclagem são:
·         Minimização da utilização de recursos geológicos, muitas vezes não renováveis;
·         Minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente noutros produtos.
A reciclagem deve ser precedida por uma separação seletiva dos residuos, e a sua recolha no local de origem dos materiais a reciclar, com a consequente poupança de energia e a diminuição da poluição, sendo por isso de extrema importância a separação seletiva individual. A reciclagem representa igualmente uma solução para o problema do amontoamento e eliminação de alguns resíduos.
Um determinado material pode ser reciclado para a produção do mesmo tipo de material, como é o caso do papel ou do vidro, ou então pode ser utilizado para a produção de novos produtos, como a utilização de plásticos como material de enchimento em obras.

Desde há alguns anos que a separação seletiva se tornou numa atividade cada vez mais comum. No entanto, o mais importante para se conseguir que a separação seletiva seja uma atitude normal e generalizada é uma boa educação ambiental e a cooperação das administrações municipais, que devem facilitar a recolha especializada de lixo através da disponibilização de diferentes tipos de contentores.

RECICLAR PAPEL

O fabrico de papel ecológico, ou reciclado, a partir de papel velho traz muitas vantagens como:,
·         poupa energia,
·         diminui as alterações na atmosfera e nas águas residuais,
·         consome menos água potável,
·         diminui a necessidade de fibras vegetais (redução do abatimento de árvores), e
·         reduz o volume de resíduos urbanos.

O processo seguido na reciclagem de papel é o seguinte:

Primeiramente, deve fazer-se uma recolha seletiva de papel na qual não devem ser misturados papéis sujos, tais como lenços e guardanapos de papel. Deve igualmente ser retirado o papel de alumínio bem como papel plastificado ou oleado. Deve-se ter atenção aos agrafos, os clipes e outros elementos metálicos.

Depois da recolha seletiva do papel (papel útil), deve ser separada a tinta através da utilização de sabão biodegradável, e a injeção de ar para criar bolhas as quais a tinta adere. Uma vez separada a tinta, o papel é concentrado e transportado para centros onde é tratado.

Com o papel faz-se uma pasta que é misturada com novas fibras vegetais e pigmentos. Elimina-se a água, e o papel é prensado e seco formando grandes rolos que posteriormente são cortados, como está ilustrado abaixo.





RECICLAR VIDRO

A produção de vidro a partir de vidro reciclado possibilita a poupança de energia, diminuição da poluição da atmosfera e da água, diminuição do volume de resíduos municipais, e armazenamento de matérias-primas naturais.

Algumas embalagens de vidros recicláveis podem, depois de um processo de lavagem, ser utilizadas com a finalidade original. Uma garrafa de vidro pode ser Reutilizada entre 40 a 60 vezes com um pequeno gasto energético, como se pode verificar na imagem.

No caso da reciclagem do vidro sucede-se o seguinte processo:

Inicialmente, o vidro é fragmentado e separado dos elementos estranhos como papel, plástico, cortiça, metal, etc. Seguidamente, é fundido a alta temperatura resultando numa pasta, denominada por caolino, que é misturada com sílica, soda e carbonato de cálcio. Depois essa mistura é introduzida em moldes onde a mistura ganha a forma definitiva desejada.





RECICLAR PLÁSTICO

Durante os últimos anos foram desenvolvidos sistemas de reciclagem de plástico através dos quais se produzem plásticos de baixa qualidade que são utilizados para fabricar: cercas, vasos, plásticos para construção, brinquedos e caixas para garrafas. Com esta reciclagem consegue-se poupar água, energia e diminuir os resíduos urbanos.

O tratamento mecânico dos plásticos permite a aquisição de um novo polímero.

O tratamento químico permite regressar às matérias-primas básicas de origem.
Por outro lado, os plásticos podem ser queimados e o calor produzido pode ser utilizado para aquecimento ou para a produção de energia eléctrica.

A seleção e recuperação de plásticos baseiam-se em dois tipos de seleção:
·         A primeira é a macro-selecção, que consiste em seleccionar pedaços triturados.
·         Por último, a selecção molecular, que pode permitir separar ate cinco polímeros diferentes, embora ainda seja um pouco cara.

Reciclagem do plástico


RECICLAR ALUMÍNIO

Grande parte do alumínio que é sujeito a reciclagem provém da indústria da alimentação, mais propriamente, das embalagens de bebidas e de conservas. A reciclagem deste alumínio permite uma grande poupança de energia e de água, bem como a diminuição do volume de resíduos.

alumínio recuperado é fundido num forno e é misturado com outros materiais para se obter uma liga que cumpra discriminações industriais. Também se pode adicionar alumínio primário (alumínio virgem). Depois de aquecida, a mistura fundida é consolidada em lingotes, lâminas ou produtos de alumínio.

Depois do tratamento adequado, a partir das latas, pode-se fabricar: alumínio e novas latas destinadas à alimentação.



Processos de reciclagem do aluminio 


RECICLAR PILHAS

O principal problema colocado pelas pilhas baseia-se no seu conteúdo em metais pesados, sobretudo mercúrio, que contaminam o solo e a água, e que posteriormente irão entrar nas cadeias alimentares causando malefícios em todos os seres vivos, incluindo o ser humano.
Com a reciclagem de pilhas, recupera-se mercúrio, plástico, vidro e os metais que constituem as pilhas.

As pilhas do tipo botão, são introduzidas num destilador sem necessidade de serem trituradas anteriormente. Posteriormente, faz-se uma condensação que permite recolher mercúrio com um grau de pureza de 96%.

No entanto, as pilhas normais são armazenadas e trituradas. Separando-se o invólucro das mesmas para a obtenção de plásticos, papeis e matérias férricos. O pó das pilhas é dissolvido e filtrado, obtendo-se assim diversos elementos como: mercúrio, zinco, níquel e cádmio, que depois irão ser tratados.

1 comentário:

  1. Na atualidade tem soluções de classificação automática utilizando fontes de iluminação halógeneas. Frente á iluminação, os objetos têm diferentes propriedades de reflexo e pode-se distinguir entre os diferentes tipos de plásticos, o plástico recoberto de cartão, o cartão. O reflexo é registado e os dados enviam-se a um computador que constrói uma imagem bidimensional dos detritos. Dessa forma já se podem separar os resíduos automáticamente. Existe alguma empresa automação industrial que se dedica a isto.

    ResponderEliminar